L I V R O S

ESGOTOS SANITÁRIOS
Livro (147mm x 213mm)

ESGOTADO !

FERNANDES, Carlos. - Esgotos Sanitários, Ed. Univ./UFPB, João Pessoa, 1997, 435p. Reimpressão Jan/2000

Este livro é dirigido a estudantes e técnicos interessados na elaboração de projetos hidráulicos de sistemas coletores convencionais de esgotos sanitários no sistema separador absoluto. Todavia, o texto, escrito numa linguagem simples e precisa, torna-o acessível para um público mais extenso. Seu conteúdo está organizado em 17 capítulos que abrangem desde generalidades, definições, caracterização e classificação das águas de esgotamento (capítulos 1 a 3), vazões contribuintes (doméstica, águas de infiltração e contribuições concentradas - capítulo 4), descrição dos componentes das sistemas de esgotos sanitários, aspectos hidráulicos dos coletores, critérios de dimensionamento, elaboração de projetos e cálculo hidráulico de rede coletora (capítulos 5 a 9), até disposição construtiva de poços de visita, sifões invertidos e estações elevatórias de esgotos (capítulos 10 a 12). Nos últimos 5 capítulos, faço referência a grandes coletores, interceptores e emissários, com informações interessantes sobre lançamento submarino (histórico, orientações básicas, fatores de projeto, decaimento microbiano), terminando com ligações prediais e sistemáticas de operação e manutenção dos sistemas coletores. No final de vários capítulos são apresentados programas básicos em Pascal para incentivar no leitor sua criatividade na elaboração de programas. Finalmente, no Anexo A1 é apresentada uma descrição detalhada de um projeto hidráulico de uma rede coletora de esgotos de pequeno porte. É um livro didático e ilustrado com figuras desenhadas por mim, no Paintbrush do Windows (e olhe que eu sou bastante hábil nele, modéstia à parte), que será de grande utilidade para estudantes, projetistas e profissionais em geral, no âmbito da Engenharia Civil e da Engenharia Sanitária e Ambiental.

Resumo: Beatriz Cebalos
Para aquisição direto com o autor contactar
(83) 310.1298 / (83) 310.1284 / (83) 333 1953
(R$..... No momento sem exemplares para comercialização!)

carfermed@yahoo.com.br
Clique aqui  para encontrar outros locais de compra deste livro

Clique no banner abaixo para estudar pelo texto-base desse livro

Notas de aula para engenheirandos civis e sanitaristas

MICRODRENAGEM
Apostilha (210mm x 297mm)

ESGOTADO !

FERNANDES, C. - MICRODRENAGEM - Um Estudo Inicial, DEC/CCT/UFPB, Campina Grande, 2002, 196p.

Diante da carência de publicações que tratam de estudos sobre drenagem urbana resolvemos trabalhar um apanhado de informações e conhecimentos de nossa parte sobre o assunto, com a finalidade de suprir esta lacuna de informações entre profissionais e estudantes. É um texto didático para suporte a alunos de engenharia e técnicos de nível médio ou superior que se encontram iniciando estudos em microdrenagem urbana. Nele o leitor encontrará uma seqüência de ensinamentos de tal forma que o colocarão a par dos conceitos básicos afins, objetivando capacitá-lo para entendimento de projetos de drenagem urbana e para dimensionamento de projetos de microdrenagem.
Í N D I C E
CAPÍTULO 1 - HISTÓRIA DOS SISTEMAS DE DRENAGEM PLUVIAL; CAPÍTULO 2 - PRECIPITAÇÃO; CAPÍTULO 3 - MACRO E MICRODRENAGEM PLUVIAL; CAPÍTULO 4 - ESCOAMENTO SUPERFICIAL; CAPÍTULO 5 - HIDRÁULICA DOS COLETORES; CAPÍTULO 6 - SARJETAS; CAPÍTULO 7 - BOCAS COLETORAS; CAPÍTULO 8 - GALERIAS; CAPÍTULO 9 - SEÇÕES FECHADAS ESPECIAIS; CAPÍTULO 10 - MATERIAIS DAS CANALIZAÇÕES; CAPÍTULO 11 - PROJETO HIDRÁULICO; ANEXO 1 - TERMINOLOGIA BÁSICA; REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Resumo: Carlos Fernandes
Para aquisição direto com o autor contactar
(83) 310.1298 / (83) 310.1284 / (83) 310 1153
(R$..... No momento sem exemplares para comercialização!)

carfermed@yahoo.com.br

Clique no banner abaixo para estudar pelo texto-base deste livro

Notas de aula para engenheirandos civis e sanitaristas

MANUAL DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS 
Livro (210mm x 297mm)

SILVA, Salomão A. & OLIVEIRA, Rui - MANUAL DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS de Águas de Abstecimento e Residuárias , DEC/CCT/UFPG, Campina Grande, 2001, 270p.

Indispensável para estudantes de graduação e de pós-graduação, estagiários, experimentadores e laboratoristas na área de engenharia civil e sanitária, a cobertura deste livro poderá ser muito mais abrangente à medida que o leitor esteja envolvido com quaisquer dos muitos assuntos vinculados a essa área da engenharia. A partir de seus mais de vinte anos de experiências na Estação Experimental de Tratamentos Biológicos de Esgotos Sanitários - EXTRABES, em Campina Grande, Paraíba, um dos mais importantes centros de pesquisa em lagoas de estabilização e outros processos de tratamento de baixo custo para águas residuárias em todo o mundo, os professores da atual UFCG, Salomão Anselmo Silva, paraibano, Ph.D (1982) em Eng. Civil/Saneamento pela Univ. de Dundee, Escócia, e Pós-Doutor (1987) pela Univ. de Leeds, Inglaterra, e Rui de Oliveira, maranhense, Ph.D (1990) em Eng. de Saúde Pública pela Univ. de Leeds, Inglaterra, elaboraram um excelente trabalho que relaciona de forma didática métodos simples e confiáveis para a determinação dos parâmetros físico-químicos normalmente pesquisados, tanto para análises de águas de abastecimento como para o tratamento dos mais diversos tipos de águas residuárias. Este livro busca atender, especialmente, regiões onde a barreira do custo de aquisição de equipamentos mais sofisticados ou a carência de pessoal mais qualificado, pode limitar a confiabilidade dos resultados, pela ausência de conhecimentos técnicos suficientes ou de uma literatura adequada. O texto apresenta um elenco de métodos de análise que requeiram, no máximo, um dos mais simples equipamentos dna escala de sofisticação, que é o espectrofotômetro de luz visível. Composto em 38 capítulos os métodos descritos envolvem determinação de parâmetros com leitura direta, métodos gravimétricos, recuperação de elementos como a prata empregada na DQO, métodos titulométricos e, finalmente, espectrofotométricos.

Resumo: Fernandes/Oliveira
Para aquisição contatar 
Prof. Salomão: 
Fone (83) 9971.9360 / Fax: (83) 321 6998
sanselmosilva@uol.com.br


(capa da 1a edição)
SISTEMAS DE ABASTECIMENTO
DE ÁGUA
Livro  (152mm x 218mm)

GOMES, Heber P. - SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Dimensionamento Econômico, Ed. Univ./UFPB, João Pessoa, 2002, 242 p. 2a Edição.

Este livro foi escrito com o propósito de tornar acessíveis as técnicas de dimensionamento econômico de sistemas de abastecimento de água. de forma aplicada, para os profissionais de saneamento e áreas afins. O seu conteúdo é a consolidação de mais de dez anos de pesquisas do autor, em parceria com profissionais da área de conhecimento, de instituições nacionais e internacionais. O Capítulo 1 faz uma abordagem, não exaustiva, dos elementos básicos para elaboração de projetos de abastecimento de água. O segundo Capítulo descreve custos de Implantação e Operação de Estações Elevatórias. No Capítulo 3 trata do dimensionamento econômico de instalações de recalque. No Capítulo 4 é mostrado um método de dimensionamento de redes de abastecimento de água, que pela sua originalidade leva o nome do autor do livro, um método otimizado de cálculo que pode ser aplicado a redes destinadas, indistintamente, para abastecimento urbano ou rural, distribuidores de irrigação etc. O CApítulo 5 trata do dimensionamento econômico de redes de abastecimento pelo Método PNL2000. No Capítulo discute-se a operação de sistemas de abastecimento e o Programa EPANET, um programa de informática que permite simular o comportamento hidráulico de um sistema de distribuição de água, ao longo do tempo.

O autor é professor da Universidade Federal da Paraíba, MSc. em Recursos Hídricos pela UFPB, especialista em Recursos Hídricos pela USP São Carlos, e em Eng. de Irrigação pelo CEH/MOP, Espanha, e Doutor em obras hidráulicas pela Universidade Politécnica de Madrid, sendo sua tese premiada com o Gonzales Cruz (1982), como o melhor trabalho científico do ano em seu tema. Já publicou dezenas de trabalhos científicos em periódicos nacionais e do exterior e detém uma larga experiência em projetos de engenharia aplicados à hidrologia, saneamento e irrigação.

Resumo: Carlos Fernandes
Para aquisição direto com o autor contatar:
Prof. Heber Pimentel Gomes (DTCC/CT/UFPB)
tel res. (0xx83) 32481937,  (0xx83) 99852300
UFPB: 83-2167684
e-mails (UFPB): heber@lrh.ct.ufpb.br
           (casa): heberp@uol.com.br
Site: www.lrh.ct.ufpb.br/serea

 

Notas de aula para engenheirandos civis e sanitaristas